Diretoria do SSPMS participa de Plenária dos Servidores Públicos Municipais na CTB

Nesta sexta-feira (07), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP) realizou a “Plenária dos Servidores Públicos”, um encontro com os principais sindicatos de servidores públicos municipais do Estado filiados a CTB.

O encontro teve como objetivo debater a convenção 151 da OIT, que vem assegurar direitos aos funcionários públicos, e o direito a negociação coletiva para a categoria.

Formaram a mesa o presidente da CTB, Adilson Araújo, o secretário dos Servidores Públicos e Trabalhadores Públicos da CTB, João Paulo Ribeiro (JP), o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fespmesp), Aires Ribeiro, a vice-presidente da CTB, Jacira Campelo, o presidente da CTB-SP, Renê Vicente e a presidente do SSPMS, Ana Paula Melo.

Pontos altos do debate

Aires Ribeiro, presidente da Fespmesp, iniciou as discussões fazendo um retrospecto da história do serviço público e a sucessão de ataques e pouca valorização à categoria. “Precisou acontecer uma tragédia, como a pandemia, para a sociedade enxergar a necessidades dos servidores públicos que se mantiveram, constantemente, na linha de frente”, diz.
Nesse sentido, Aires mencionou que em contrapartida a essa fragilidade de reconhecimento dos servidores, é preciso fortalecer a união da categoria: “a fragmentação dos sindicatos é algo preocupante a meu ver, servidor público é uma categoria única, indivisível”, fala enfatizando o poder da união para as conquistas no serviço público.

JP fez uníssono e disse que os servidores públicos precisam se reconhecer como classe trabalhadora, em um movimento único, porque as negociações coletivas são para todos. “É preciso haver esse reconhecimento e pressionar os deputados por essas ações”, sinaliza.

Além disso, discorreu sobre a Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Conforme publica a CTB, específica para o setor público, essa Convenção abrange os trabalhadores do governo, incluindo funcionários públicos e empregados de instituições estatais. Ela reconhece o direito dos trabalhadores do setor público de se organizarem em sindicatos, de negociarem coletivamente com os empregadores públicos e de participarem de processos de tomada de decisão relacionados a suas condições de trabalho.

Presença SSPMS

A diretoria SSPMS contou com diversos membros para acompanhar o evento. Estavam, representando o SSPMS, a presidente Ana Melo e os diretores Salatiel Hergesel, Misael Cantanhede, Valdecir de Oliveira, Simone Almeida, José Aparecido de Souza, Eliel Marcuço e Rebeca Canavezzi.

Em sua fala, a presidente Ana Melo explanou sobre a luta que teve que ser travada em anos anteriores em Sorocaba, em uma luta ferrenha para defesa de direitos, além de combate constantes às terceirizações e privatizações.

Também pontuou aos presentes a importância da representação política dos servidores, ocorrida no município por meio do mandato do vereador Salatiel Hergesel.

O diretor José Aparecido de Souza também falou ao evento e fez menção à necessidade de se realizar formações sindicais para que os movimentos sejam cada vez mais fortalecidos.

“Esse é o primeiro de muitos encontros tendo o serviço público como a principal pauta para que possamos somar mais conquistas à categoria”, finaliza o presidente CTB-SP Renê Vicente.